06 abril 2011

Soneto a Vinicius

SONETO A VINÍCIUS (Pablo Neruda) Vinícius, como el animal querido Vuelve a buscar su origem, su vertiente, Este soneto que creí perdido Vulve a tocar tu pecho transparente, Durmió tal vez en un remido ruído O se quemó en la luz del continente. En Ouro Preto atravesó el olvido Y despertó el cristal intransigente. Así otra vez, hermano, ha renacido El soneto elevado y escondido, Acepta en él la sal y alegría. Que nos lleva en la tierra, mano a mano A celebrar lo divino y lo humano Y a vivir de verdad la poesía.
Soneto retirado do livro Vinícius de Moraes "Poesia Completa e Prosa", dito por unica Edição "1974". Fui presenteada com um exemplar dessa maravilha na minha juventude, que guardo como um tesouro. Pablo Neruda escreveu especialmente para essa edição e pediu que fosse dado o seguinte título "Soneto para Vinícius de Moraes", reconstruyendo un soneto anterior extraviado habiendo sido este nuevo soneto escrito en Ouro Preto, en septiembre de 1968" O primeiro quarteto do primitivo "Soneto a Vinicius de Moraes" extraviado era o seguinte:
No dejaste deberes sin cumprir Tu tarea de amor fué la primera Jugaste con el mar como un delfin Y pertences a la primavera

4 comentários:

  1. Muito bem postado, não conheço muito da obra de pablo neruda nem de vinicius de moraes, mas conheço a sua biografia e tanto um como outro firam homens marcantes!!
    Uma excelente noite, bons sonhos, bjs!!

    ResponderExcluir
  2. Bom diaaaaaaaaaaaaa !!!!
    Ser jovem é um privilégio, ser formosa um patrimônio, ser encantadora tua melhor virtude !Desejo-te muitas felicidades, paz, alegria e muito sucesso,que a tua vida seja repleta de emoções alegrias e conquistas !!!
    FELICIDADES MINHA LINDA AMIGA ENCANTADORA ! BJKSSSSSSS RS... @@

    Enquanto ao soneto:
    Muito lindo soneto, só um entendedor do coração para expressar em palavras o amor.
    Parabens pelo post !!

    Máh

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde anônimo. Conhecer a biografia é o que basta, eu penso que é através de 1 vida e suas vivências que conhecemos a obra de cada ser humano, não precisa ser famoso, apenas humano e ter o dom do amor em forma de palavras e gestos. Excelente quinta-feira. Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde menina linda, é com muita emoção que eu recebo essa mensagem, vc é alguém especial para mim e quero tudo de mais belo em sua vida e de sua família. Obrigada por seu carinho e mensagem. Beijos em seu coração.

    ResponderExcluir

SEJA BEM VINDO!
Palavras são agradáveis à minha alma. Escritas lindamente, tocarão meu coração