13 julho 2010

Jogo de bola

Naquele tempo também jogavam futebol, só que bem diferente do nosso jogo de futebol.O campo do jogo de bola maia, os jogadores não podiam utilizar as mãos nem os pés. Só era permitido jogar com as partes laterais do corpo. O objetivo era introduzir a bola numa argola. O capitão da equipe vencedora tinha como prêmio ser morto e ser oferecido em sacrifício aos deuses maias. Era dado chocolate quente com uma droga, que era a bebida dos deuses, às pessoas que iam ser sacrificadas, para tornar a sua morte mais suportável.

Seis jogadores cada um, todos devidamente protegidos (inclusive a cabeça e o nariz, como mostram as decorações nos blocos de pedra ao longo do campo). Disputavam durante dias a fio, trocando os times a medida que cansavam, com uma bola de borracha, tentando alcançar a abertura de um círculo de pedra 8 m de altura, encontra-se este circulo de pedra em forma de serpente enroscada , sobre as figuras atrás detalhadas. Na parede em frente, existe outro arco igual. A bola deveria passar por dentro dos aros.

Detalhe das figuras de um dos muros do Campo de Jogo de futebol: Junto ao símbolo da morte, o sangue de um jogador decapitado jorra em forma de serpentes.



3 comentários:

  1. Eu custumo pensar como adoraria viver todas as epocas historicas de forma a ver a evolução da humanidade em primeira mão mas nesta eu até gostaria de ter vivido mas nunca sendo capitão de equipa nenhuma.

    ResponderExcluir
  2. rsrsrs...É os jogadores de futebol de agora será que iriam gostar? Interessante né? Obrigada por vir.

    ResponderExcluir
  3. Penso que os jogadores de hoje mereciam, especialmente alguns que se acham mais importantes.
    É sempre um prazer.

    ResponderExcluir

SEJA BEM VINDO!
Palavras são agradáveis à minha alma. Escritas lindamente, tocarão meu coração