14 julho 2010

Templo dos Guerreiros

As ruínas do Templo dos Guerreiros tem enormes cabeças de serpentes esculpidas em pedra. Esse palácio possuía mil colunas de sustentação que davam à volta em todo o prédio. Por volta do ano 1200, Chichen Itzá entrou em guerra com outras duas cidades da civilização maia-tolteca: Uxmal e Mayapan. 

Os habitantes de Chichén Itzá fugiram para o sul, e a cidade quase foi destruída. Quando os navegadores espanhois desembarcaram no México, no século 15, encontraram a cidade abandonada. O mato e a selva cobriam os templos sagrados. No começo do século 19, as ruínas da cidade foram recuperadas e os símbolos da civilização maia começaram a ser decifrados. Chac Mool é uma estátua em granito, localizada na plataforma Vênus do templo dos guerreiros de Chichén Itzá. (a estátua em primeiro plano). Em cima da estátua, ao centro, os Maias realizavam os sacrifícios para os seus Deuses. Em geral, esses sacrifícios eram feitos com crianças, raras vezes com mulheres.

Os Maias construíam outras estruturas, por cima das já existentes. A partir do momento em que o dono da habitação morria, ele era embalsamado, enterrado num canto de sua morada, e por cima desta, construíam uma nova habitação. Era uma forma de agradar aos Deuses e o antigo morador. Nesta foto, podemos ver construções sobrepostas. Os escritos Maias também podem ser vistos aqui.

Bom espero ter sido útil nessas informações. Vale a pena fazer essa viagem. Claro que a história não acaba aqui, mas é o que tenho no momento para colocar aqui. São anotações que fiz, meio que rápido porque o guia ia falando e eu ia anotando, perdi algumas coisas...rsrs. Tenho isso gravado em filme VHS, quando eu tiver chance levarei pra ser convertido, para poder colocar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO!
Palavras são agradáveis à minha alma. Escritas lindamente, tocarão meu coração