31 agosto 2024

A Pessoa Irônica


Esconde-se por trás de sorrisos
E fala com palavras afiadas
Cobertas por um manto de humor
Sua ironia é como uma dança
Um jogo de sombras e luz
Ocultando a verdade
Com um toque de sarcasmo
Ela tece sua teia de palavras
Entrelaçando verdades e mentiras
Criando um véu de mistério
Que esconde sua verdadeira essência
Mas por trás de sua máscara
A pessoa irônica guarda segredos
E revela-se apenas aos poucos
Para aqueles que ousam conhecê-la
Então, não se engane pela ironia
Pois por trás dela há uma alma
Que anseia por compreensão
E anseia por ser verdadeiramente vista

12 comentários:

  1. A ironia pode ter várias nuances. Mas há pessoas que exageram...
    Excelente poema, gostei imenso.
    Boa semana minha querida amiga Lúcia.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, amigo Jaime.
      Gratidão pelas palavras e visita caro poeta.
      Boa noite e boa semana.
      Beijo!

      Excluir
  2. Olá Lucia! Muito bonito o que escreveste Lucia!
    O amor tem as suas razões, que a lógica nem sempre compreende, tal como o destino tem as suas ironias que a razão não explica...

    Uma semana feliz querida amiga.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão A.S.
      Pelas palavras e visita, caro poeta.
      Boa noite e boa semana pra você.
      Beijo!

      Excluir
  3. Subscrevo o comentário do amigo Jaime Portela.
    A sua poesia é bela, expressiva e interessante, porém,
    tem poucos seguidores porque não está atenta à
    publicação dos seus parceiros!
    Ao tempo que não aparece nas minhas publicações!
    Um abraço
    ~~~~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comentei no seu post no blog "Encontro de Amigos" “Coração Ingrato”, essa é a última publicação que meus olhos veem.
      Eu comentei no seu blog “Convívio de Poetas”, “Celebrando a amizade”, esta é a última publicação que meus olhos veem.
      Se faz tempo que não vou, faz tempo que você nada publica.
      Não faço cobranças, cada um tem livre arbítrio.
      Gratidão por sua visita.
      Abraço e sucesso.
      Deus te abençoe.

      Excluir
    2. Espreite o A Vivenciar...
      Se protestei é porque aprecio o convívio consigo.
      Tudo bom, poetisa amiga.
      Abraço
      =======

      Excluir
  4. Minha querida amiga Lúcia,
    Os filósofos “Aristóteles e Sócrates” usavam a ironia antes de tudo como um método de perguntar sobre algo em discussão, de definir um conceito e, ao contradizê-lo, refutá-lo.
    O verbo ironia se originou da palavra (Eirein) que significa o mesmo que perguntar.
    Eu sou sarcástico, irônico e ácido em meus textos filosóficos e aforismos.
    Tenho um aforismo que diz:

    “Não espero que ninguém goste de mim. Não sou salgado e nem doce para saciar paladares. O que eu quero, é que me respeitem!”

    Continue sendo a pessoa que você é... É melhor ser irônica do que ser cansativa/cansativo como algumas pessoas se apresentam, que “passam para ver as novidades”, sem nada de novo para apresentar. Dessa gente, nem dos seus “blogs” passo perto e elas me fazem um favor de não aparecer no meu.
    Beijos e tenha dias suaves!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caro Douglas.
      Eu sempre vou ser quem eu sou.
      Chega a ser cansativo mesmo.
      Tenho 14 anos de blog, vários posts, e não sobrevivo, ou seja, não recebo um tostão, e não criei para isso.
      Crei para guardar lembranças, palavras que vem através daquilo que sinto.
      Enfim, tudo que é bom, incomoda.
      Eu nunca busquei quantidade e sim qualidade.
      Às vezes é necessário a ironia, na medida certa.
      Gratidão pelas palavras e visita, vou (vamos) sobreviver a isso também.
      Beijos e tenha também dias suaves, e isso é que nos faz fortes.

      Excluir
    2. Querida amiga Lúcia,
      O ®DOUG BLOG também não tem fins lucrativos e nunca terá.
      Deixo este link do post (com muita ironia), onde identifico os tipos de blogueiros. A amiga já comentou neste post, mas, fica a leitura para os “outros”.

      https://blog-dougblog.blogspot.com/2022/06/os-tres-macacos-sabios-e-os-tipos-de-blogueiro.html

      Mais beijos!!!

      Excluir
    3. Olá caro Douglas
      Sim, eu vi, li e comentei.
      Com ironia eu vou sorrir.
      Em toda parte existe um vírus, doentio.
      Vou seguir, firme e forte.
      Gratidão
      Final de semana suave pra você, pra nós.
      Beijo 💋

      Excluir

SEJA BEM VINDO!
Palavras são agradáveis à minha alma. Escritas lindamente, tocarão meu coração