23 janeiro 2023

Não Me Subestime


 
Não me subestime!
Minha quietude e meu silêncio não são demonstrações de desatenção. Ao contrário disso, aprendi que no silêncio de meus lábios há um estado de atenção que somente os quietos compreendem!
Não estou desprotegida.
Em minha solitude há um escudo dourado que me cuida das flechas invisíveis que me chegam! Há anjos em minha volta!
Estou atenta às lições do caminho. Mesmo que demoradamente, elas me são absorvidas e compreendidas!
Não me provoque.
Minha mansidão, não é descuido, é confiança!
Posso não te desejar o mal, mas devolvo todos os presentes que não me servem.
Sou calada, não cega!
Sou mansa, não boba!
Sou pacífica, mas tenho minhas defesas!
Não me julgue.
Venha, calce meus sapatos e caminhe com eles por 3 luas seguidas, assim saberá de mim mais do que imagina e não mais me julgará, pois conhecerá meu sentir e saberá do meu coração.
Falar de mim, diz mais sobre você do que sobre minha pessoa.
Abrigue-se em minha casa e conhecerá o acolhimento da minha alma.
Aqueça-se no sagrado fogo que queima em meu lar, e saberá do amor que trago no coração.
Conheça a menina que habita em mim, e sentirá a alegria do meu ser.
Respeite a anciã que me nutre, e certamente aprenderá sobre os mistérios que conheço! 
Perceba a mulher que pulsa, e poderás sentar à mesa comigo!

Rose Kareemi Ponce

15 comentários:

  1. Não conhecia nenhum texto em prosa da Poeta.
    Foi uma ótima surpresa, lembra vagamente o ímpeto da Lya Luft...
    É excelente e agradeço os bons momentos de leitura.
    Uma boa semana. Beijos
    ~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora já conhece.
      Gratidão a minha pelo comentário e visita.
      Boa noite e boa semana.
      Beijo!

      Excluir
  2. Minha valiosa amiga Lúcia,
    Nesta “Santa Ceia” de palavras bem afinadas e afiadas, “Rose Kareemi Ponce”, destaca em teor poético e porque não dizer, filosófico, quem “pode sentar-se à mesa com ela”.
    Esta mulher forte, que traz nos seios o leite materno da cultura Guarani, sabe bem o que diz, assim, como tu sabes também.
    Beijos meus no Céu das tribos... No Céu estrelado... Estalado, nas bocas que se aceitam!!!

    ResponderExcluir
  3. Lindas palavras onde o autoconhecimento tão importante e necessário está presente.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria.
      Sim!
      Gratidão pelas palavras e visita.
      Bom restinho do dia e noite pra você.
      Gratidão!
      Beijos!

      Excluir
  4. Xiii Lucia que Poema ! Que Sentimento ! Torcer sempre quebrar nunca Beijão grande

    ResponderExcluir
  5. Um texto soberbo, para ler e reler.
    Obrigado pela partilha, pois não conhecia.
    Continuação de boa semana, amiga Lúcia.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jaime.
      Fico feliz que gostou.
      Gratidão a minha pelo comentário e visita
      Boa noite!
      Beijo.

      Excluir
  6. Passei para ver se havia novidades...
    Voltei a apreciar o texto... É, de fato, um modo de escrita especial...
    Bom fim de semana. Abraço.
    ~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Gratidão pelo retorno.
      Bom final de semana.
      Abraço!

      Excluir
  7. Gostei! As tuas palavras desvendam a mulher que escreve.
    A forma como te exprimes revela determinação, sensatez, confiança e, sobretudo, um grande sentido de valorizar a verdade das coisas e dos comportamentos.
    Acho que fiquei a conhecer melhor um pouco de ti. Gostei muito!

    Te deixo um beijo e votos de um bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá A.S.
      Fico feliz que gostou e de conhecer um pouco de mim, mesmo que seja através das palavras de outrem.
      Boa noite e bom final de semana.
      Beijo

      Excluir
  8. Passei para ver as novidades.
    Aproveito para lhe desejar uma boa semana, amiga Lúcia.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caro Jaime.
      Gratidão pelo retorno.
      Boa noite e feliz semana.
      Beijo!

      Excluir

SEJA BEM VINDO!
Palavras são agradáveis à minha alma. Escritas lindamente, tocarão meu coração