22 julho 2010

Rotular


Alguém aí me explica: quem resolveu catalogar o mundo? Rotular pessoas? Fazer um manual de vida coletivo que mora no imaginário de cada um? O mundo nos oferece um milhão de opções, mas você tem que achar sua categoria agora, pegar seu crachá e colar sua LOGO para uma melhor identificação quando surgir a crucial pergunta: quem é aquela pessoa ali? É a dura realidade. Sou curiosa, doce, ácida, livre, solta, tenho milhões de reticências e não gosto de ser rotulada e fico possessa quando alguém rotula alguém (somos mercadorias?). Recuso-me terminantemente a concordar com a existência de um mundo limitado, colocar um LOGO na testa, parar de escrever, parar de sonhar, ter uma vida morna e parar de falar o que eu penso, com amigos (as). E o que penso? Que podemos ser mais. Que temos pré-conceitos demais. Adoramos julgar o outro, rotular o vizinho, namorado, sem olhar para dentro de nós mesmos. Não nos sentimos capazes de sermos o que somos. De sermos tudo o que podemos (e queremos). De sentir felicidade plena todos os dias (apesar de sabermos que é difícil, mas não impossível). A sociedade corta nossas asas, nossa criatividade, nossos desejos reais e nos deixa com medo. Medo de não ser aceito. De não ser amado. De não ser compreendido. Medo de ser feliz todo dia e não saber lidar com nosso próprio poder. Medo de não ser feliz nunca e morrer aos poucos. Quer saber? A sociedade não é culpada. (Ela só possui regras e convenções). Nós somos os únicos responsáveis pelo que iremos fazer com as nossas próprias vidas. E aí? Peixes fora d'água sempre acham mares diferentes (e ás vezes turbulentos) para se viver. (E mergulhar fundo). E produtos vivem expostos em prateleiras, têm preço e não corre risco. (O prazo de validade já vem registrado). É uma escolha que depende de cada um. A minha eu já fiz.

2 comentários:

  1. Olá boa noite, as pessoas cada vez mais vivem com rotulos, uns são amigos e religiosos e outros ateus e pessoas diabolicas e depois ainda acontecem aquelas mesquinharias proprias de pessoas que não vivem a vida delas, afinal o que interessa quem é cada um?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite anônimo. Pois é, mas tive meus motivos pra colocar esses posts... sinceramente nem gosto. Tem pessoas que vivem na espreita, se esconde, observa e depois dá o bote. Nem sei o que pensar de gente assim. Longe dos meu princípios postar algo assim.

    ResponderExcluir

SEJA BEM VINDO!
Palavras são agradáveis à minha alma. Escritas lindamente, tocarão meu coração