12 julho 2010

Chichén Itzá


Vou colocar aqui um pouco sobre as ruínas Maias, já faz algum tempo tive o privilégio de ver tudo bem de perto, infelizmente não consigo colocar as fotos que eu tenho, porque não tenho como scanear, mas peguei do Google, porque nada mudou por lá, pelo menos nas ruínas...rsrsrs.

Cenote Sagrado

As ruínas maias de Chichén Itzá, eleitas em 2007 uma das Sete Maravilhas do Mundo do século 21, renderam recentemente uma série de descobertas sobre um dos rituais maias mais curiosos: o sacrifício humano. A fonte desse novo conhecimento, porém, não são trabalhos de escavação no local. Hoje mais voltado aos turistas que visitam a vizinha Cancún.

O local onde as vítimas de sacrifício eram despejadas “o Cenote Sagrado”, um enorme poço natural, está fechado para pesquisa há 40 anos, e os arqueólogos esperam agora permissão do governo mexicano para explorá-lo de novo.

Uma análise recente dos ossos de mais de 150 indivíduos retirados do cenote antes de seu fechamento, porém, já serviu para derrubar um mito: o de que o sacrifício maia era um ritual sobretudo para oferecer jovens virgens aos deuses.

'"Não era assim", o antropólogo Andrea Cucina, da Universidade Autônoma de Yucatán, de Mérida (México), especialista em ossos disse: "Na verdade, o que vimos é que há muitas crianças e sub-adultos cujo sexo não é possível determinar. É muito difícil antes dos 14 ou 15 anos. E, entre os adultos lançados no cenote, dois terços dos que se pode dizer eram homens. Isso muda um pouco a idéia de que eram pobres virgens lançadas lá."

Segundo Cucina, não há tampouco evidências de que todos os corpos jogados no cenote tivessem sido sacrificados ("havia também funerais") nem de que os sacrifícios fossem corriqueiros em Chichén Itzá. Mas isso não quer dizer que o ritual não fosse um bocado macabro.

Para quem gosta de história está aí um belo passeio, isso é só o começo, logo coloco mais coisas sobre essa maravilha “Chichén Itzá”



2 comentários:

  1. Infelizmente não conheço mas tenho muita vontade(e pouco dinheiro) de conhecer.
    Gosto desta culturas pela sua historia e todas estas maravilhas que podemos apreciar.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, confesso que se não fosse por meu pai dar esse grande presente, eu também não iria conhecer. Mas quando puder vá, é simplesmente maravilhoso. Aqui coloquei 1 resumo, pq seria assunto extenso, apesar que interessante.

    ResponderExcluir

SEJA BEM VINDO!
Palavras são agradáveis à minha alma. Escritas lindamente, tocarão meu coração