15 setembro 2010

Não fico sem internet

Patologia contemporânea que preocupa e mobiliza psiquiatras e psicólogos: a “Internet dependência”.

São pessoas de todas as idades, profissões e classes sociais, que possuem como ponto em comum o fato de não conseguirem controlar o impulso irresistível que as faz passar entre 50 e 60 horas por semana conectadas à rede.

As características psicológicas das vítimas da Internet dependência são, quase sempre, as mesmas dos toxicômanos clássicos: indivíduos que sofrem de solidão, depressão e dificuldade de comunicação.

Tais pessoas tendem a se esconder atrás desse novo meio, a procurar refúgio num mundo virtual no qual podem inventar para si mesmos uma nova vida, uma identidade alternativa mais gratificante do que a real. Pessoas, portanto, que sofrem de dificuldades para alcançar uma integração social normal. Aliada a isso existe também, segundo alguns estudiosos, uma predisposição genética.

Exatamente como acontece com as drogas químicas (as toxicomanias), as dependências não-químicas também trazem consigo uma séria possibilidade de loucura e de alienação da realidade.

A Internet dependência está longe de ser a única no leque amplo das dependências não-químicas. Videogames, compras compulsivas, telefone celular, trabalho, religião e esoterismo, comida, prática compulsiva de esportes e exercícios físicos de fitness, sexo compulsivo, jogos de azar constituem algumas modalidades dessa nova linha de dependências típicas dos tempos modernos. Até mesmo certas formas de dependência amorosa e afetiva são entendidas hoje como modalidades de dependência.

Eu há um tempo atrás estava ficando exatamente assim, compleamente bitolada pela internet. Logo quando comprei meu 1º computador, usava conexão discada, isso impedia que eu acessasse com muita frequência devido aos custos na conta telefonica...Mas começou a me fascinar tanto que resolvi colocar uma conexão que me desse 24 horas sem parar da internet, foi o meu mal. Chegava a ficar horas e esquecia que tinha a minha vida e filhos para cuidar...Hoje não vou dizer que não utilizo a internet, porém com mais disciplina. Concordo que internet é um vício e que se realmente não tiver a consciência disso pode nos levar a loucura, além de muitos outros problemas.

Sei que esse assunto está bem batido e que as pessoas sabem disso, mas achei por bem colocar esse post, por mim e também por àqueles que realmente amam suas famílias e ainda tenha a noção que a vida está bem longe de ser internet...As imagens apresentadas não estão longe de ser a realidade...



2 comentários:

  1. Algo se passa com os comentarios, mas vou repetir o que disse, já usei a internet por algum tempo mas nunca compulsivamente por dias e dias de uma forma religiosa e quase faminta como algumas pessoas usam, mas isso é um critério pessoal de cada pessoa, mas que ninguem espere substituir uma vida real pela virtual e espere que esta tenha o mesmo sabor, porque não o tem, boa quinta, bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá boa noite anônimo. Nada se passa com os comentários, apenas quis salientar mais o assunto. Você pensa assim, eu nunca pensei em trocar vida real pela internet, mas se não tivesse me policiado nisso, talvez...Não posso afirmar, porém existem várias pessoas que acabam por trocar...É onde acaba-se a vida dela e das pessoas com quem ele convivia realmente.Minha opnião, não sou ninguém para julgar o que for...Mas todo viciado tem o costume de dizer não sou viciado, assim é tb para o alcolismo e assim por diante.Boa quinta a vc tb. Beijão.

    ResponderExcluir

SEJA BEM VINDO!
Palavras são agradáveis à minha alma. Escritas lindamente, tocarão meu coração