26 maio 2011

É cobra não é gente, não...

Boitatá

É um Monstro com olhos de fogo, enormes, de dia é quase cego, à noite vê tudo. Diz a lenda que o Boitatá era uma espécie de cobra e foi o único sobrevivente de um grande dilúvio que cobriu a terra. Para escapar ele entrou num buraco e lá ficou no escuro, assim, seus olhos cresceram. Desde então anda pelos campos em busca de restos de animais. Algumas vezes, assume a forma de uma cobra com os olhos flamejantes do tamanho de sua cabeça e persegue os viajantes noturnos. Às vezes ele é visto como um facho cintilante de fogo correndo de um lado para outro da mata. Dizem ainda que ele é o espírito de gente ruim ou almas penadas, e por onde passa, vai tocando fogo nos campos. O nome Boitatá é uma palavra de origem indígena, seu significado é: boia = cobra, e atatá = fogo, uma grande Cobra, transparente que incandescia como se estivesse queimando por dentro. É um fogo de cor azul-amarelado, que não queima o mato seco e nem tampouco esquenta a água dos rios, o fogo simplesmente rola, gira, corre, arrebentando-se e finalmente apagando-se. Origem Provável: É de origem Indígena. Em 1560, o Padre Anchieta já relatava a presença desse mito. Dizia que entre os índios era a mais temível assombração. Já os negros africanos, também trouxeram o mito de um ser que habitava as águas profundas, e que saía a noite para caçar, seu nome era Biatatá.
(Fonte Arte e Educação)

Sai daqui demente
Cobra em forma de gente
Fica na escuridão, na espreita
Para dar seu bote reluzente
 De gente você não tem nada
É a pura maldade cercando
Da solidão veio e ficará
Nada que fique a teu lado sobreviverá
Tanta amargura não existe cura
Está mais para criatura
De olho na fechadura
Enfim cobra demente
Vê se larga o pé da gente
Acha que é inteligente
Mas nitidamente mente


2 comentários:

  1. Minha linda amiga, esse negócio de cobra não é comigo não viu...tenho medo das verdadeiras e mais ainda das 'cobras' da vida...eu hein, ta loko, infelismente sempre tropeçamos em 'cobras' né?
    bjuss no teu s2 amada e bom diaaaaa :D

    ResponderExcluir
  2. Olá Anny minha querida. Pois é minha menina, também não gosto muito de cobra não, meu pavor por ela é muito, agora cobra em forma de gente essa é bem pior, mas não tenho medo, tenho pena mesmo, é infeliz, mas fico longe tb e quero que ela tb fique bem no lugar dela e olha que as vezes estamos bem dentro do covil delas.Fico feliz por sua visita, vem sempre tá? Beijos nesse coraçãozinho doce e lindo final de semana.

    ResponderExcluir

SEJA BEM VINDO!
Palavras são agradáveis à minha alma. Escritas lindamente, tocarão meu coração