30 setembro 2010

Síndromes

Eu acompanhei e acompanho uma pessoa muito querida que tem a Síndrome do Pânico, entrei no Google para pesquisar sobre o assunto e me deparei com outras síndromes muito mais bizarras, porque a síndrome do pânico ao meu pensar é normal, pelo fato que o ser humano vive sempre agitado ou preocupado demais. Não sei, não sou especialista para colocar a minha opinião. Vou deixar algumas Síndromes em meu post, sinceramente estou aprendendo coisas que jamais imaginei existir...
Gigantismo Macrodactilia
É caracterizado pelo aumento de um ou mais dedos, podendo acontecer isoladamente ou como parte de uma síndrome congênita. Pode estar presente no nascimento ou logo após. O aumento continua proporcional com o resto do corpo. Membro Fantasma
Uma pessoa que sofre dessa doença experimenta a sensação de que um membro amputado (ou mesmo um órgão, como a apêndice) ainda está presente em seu corpo. 50 à 80% das pessoas que sofreram uma amputação, tem essa desordem. O portador dessa síndrome irá sentir dor e desconforto freqüentemente no membro ''fantasma'' (que foi amputado).
Desordem da integridade e identidade corporal

Essa rara doença faz com que a pessoa sinta vontade de amputar uma parte saudável de seu corpo. Em alguns casos o doente vai tão longe, que ele próprio acaba amputando partes de seu corpo. Alguns dos doentes sentem fetiches sexuais envolvendo amputações.

Mitomania
A Mitomania é a tendência mórbida para a mentira. Normalmente, as mentiras dos mitomaníacos estão relacionadas a assuntos específicos. Uma menina cujo pai é violento, por exemplo, pode começar a inventar para as colegas como sua relação com o pai é boa e divertida, contando sobre passeios e conversas que nunca existiram. Mas não costuma mentir sobre todos os outros assuntos, diferentemente dos mentirosos compulsivos.
Somatossensoria

Somatoparaphrenia é um tipo de síndrome na qual a pessoa de repente nega que um membro do seu corpo ou mesmo um lado inteiro dele seja dela verdadeiramente. Por exemplo um paciente pode acreditar que seu próprio braço poderia pertencer ao médico, ou a outro paciente.

Alice no País das Maravilhas

Trata-se de uma síndrome rara, na qual o paciente tem a sensação de que seus membros (pernas, braços, etc.) estão ganhando proporções extraordinárias, tal como acontece com Alice no primeiro conto. Uma pessoa que sofre dessa Síndrome, pode perceber humanos, partes humanas, animais e objetos inanimados bem menores do que eles realmente são.

Síndrome da Negligência

Na Síndrome da Negligência a pessoa perde a habilidade de dar atenção igual a duas partes do espaço. Pacientes com uma forma dessa síndrome chamada síndrome da negligência unilateral ignoram as informações provenientes do lado esquerdo ou direito do corpo e podem até esquecer de barbear uma parte do rosto ou de vestir esse lado do corpo, se perguntados porque o lado em questão está assim, eles irão responder que parece perfeitamente normal para eles.

Sotaque Estrangeiro

A síndrome do sotaque estrangeiro é uma síndrome muito rara, em que os pacientes ficam afetados na sua fala de tal forma que quem a percebe tem a ideia que fala sua língua nativa com sotaque estrangeiro, por exemplo, uma pessoa que nasceu no Brasil ou em Portugal fala com o sotaque de uma pessoa dos Estados Unidos. O distúrbio atinge pessoas que tentam aprender outra língua. Ouve apenas 50 casos documentados dessa síndrome entre 1941 á 2006.

Síndrome da Retração Genital

Síndrome caracterizada pelo receio ou crença que os órgãos sexuais,(pênis, testículos, seios, mamilos) se retraem e desaparecem para dentro do corpo. Mais estranho ainda, é que essa síndrome já ocorreu de forma epidêmica, com muitas pessoas e ao mesmo tempo. Essa epidemia é chamada Pânico Peniano. O fenômeno é freqüentemente associado a crenças ocultas e bruxaria. Os maiores Pânico Penianos ocorreram na China em 1948, 1955, 1966, 1974 e 1984/85.

2 comentários:

  1. Olá boa noite,não conhecia algumas destas sindromes, mas todas elas atrapalham a existencia de quem sofre com elas, eu proprio sofro de uma, "sindrome de falta de mulher"
    Espero que essa pessoa amiga tua consiga encontrar uma solução para o problema dela assim como espero e desejo que todos acabem por superar estas coisas que incomodam bastante, uma excelente noite de quinta, bjs

    ResponderExcluir
  2. Boa noite anônimo. Também não conhecia algumas, e tem outras mais, porém o post iria ficar extenso demais e nem todos tem a capacidade de ler para se aprender, a maioria gosta mesmo de vir para depois criticar por debaixo do pano, mas faz parte. Obrigada, espero também que ela fique bem dessa doença e todos que por algum motivo tenham qualquer outro tipo de doença, não é fácil para essas pessoas. Quanto a sua sídrome, não creio que tenha...Beijão e ótima noite.

    ResponderExcluir

SEJA BEM VINDO!
Palavras são agradáveis à minha alma. Escritas lindamente, tocarão meu coração